domingo, 14 de agosto de 2011

Desmatamento na Sede de Paço do Lumiar


O vídeo acima retrata a irregularidade por parte de empresas imobiliárias na questão do desmatamento, a localização exata desse impacto ambiental mostrado no vídeo fica na avenida que dar acesso ao Aeroporto Coronel Alexandre Raposo, nas proximidades da estrada do Iguaíba e também da rodovia MA-204 que corta os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Ao passar pela estrada do aeroporto não se percebe nenhum desmatamento, aparentemente a área parece intacta aos olhos de quem passeia pela avenida, mas observando de dentro para fora o que vemos é o seguinte:

Foto por: Rangel.

Várias palmeiras e outros vegetais derrubados, no fundo observa-se duas torres indicando desenvolvimento urbano na área, comprometendo a saúde ambiental dos principais ecossistemas da região.

Foto por: Rangel.
Tronco de árvore derrubado, dando enfoque a uma natureza em declínio e em meio a todo esse registro de desmatamento a mãe natureza tentando vai tentando se restabelecer.

Foto por: Rangel.

A foto registra marcas de máquinas pesadas (tratores e caminhões, provavelmente) no solo. As marcas indicam atividades irregulares de desmatamento.



As fotos e o vídeo mostram o descumprimento e não-execução das sanções penais por parte da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente - SINFRA junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, uma vez que o órgão municipal responsável pela execução das leis do meio ambiente não vem cumprido com o regimento da Lei 9605/98 (Crimes Ambientais) e muito menos com a Lei 6938/81(Política Nacional de Meio Ambiente).

Eis então que mais uma vez faço a pergunta: Onde se encontra o Sr. Cineas de Castro Santos (encarregado da SINFRA)? O secretariado desse município se torna fraco a cada minuto, pois muitos não exercem a sua real função, mas entendo que os próprios são barrados pelas ações da prefeita em determinadas ocasiões. A medida em que os dias se passam eu, minha equipe e parte da população do município percebe que nada é feito nem pelo meio ambiente, nem pela infraestrutura, nem pela saúde, nem pela educação... Resumindo é um verdadeiro descaso com o povo luminense.

sábado, 6 de agosto de 2011

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE do Maiobão / Mocajituba (Desativada)

Foto por: Rangel e Diniz
Lagoa de estabilização facultativa em início de eutrofização devido ao excesso de matéria orgânica, uma vez que na ETE Maiobão / Mocajituba o sistema não vem funcionando a bastante tempo.

Foto por: Rangel e Diniz
Lagoa de estabilização facultativa com coloração esverdeada indicando processo de eutrofização, devido a desativação da ETE a área urbanizada do município, especificamente o Maiobão vem sofrendo com problemas de esgotos a céu aberto.

Foto por: Rangel e Diniz
Tubulação comunicante exposta em uma das lagoas de estabilização.

Foto por: Rangel e Diniz
Mais uma vez avista-se uma tubulação comunicante entre as lagoas de estabilização exposta, e em péssimas condições estruturais.

Foto por: Rangel e Diniz
Lagoa anaeróbia sem funcionamento, servindo de pastagem para animais, a mesma quando em estado ativo tem por finalidade decompor matéria orgânica proveniente do esgoto doméstico, que após o tratamento estará apto para ser despejado em um corpo aquático.

Foto por: Rangel e Diniz
Tanque de decantação totalmente coberto por vegetação, o tanque é responsável por encaminha o resíduo orgânico para tubulações submersas, que deve passar pela casa de bomba para ser feita a dragagem do material líquido.

Foto por: Rangel e Diniz
Casa de bomba em pécimas condições estruturais. A casa de bomba tem por finalidade dragar parte do esgoto e encaminhá-lo para uma Estação de Tratamento de Água - ETA da qual nunca existiu no local.

Foto por: Rangel e Diniz
Interior da casa de bomba, contendo apenas resíduos sólidos e quase que totalmente vazia.



A Prefeitura de Paço do Lumiar-MA não é a responsável pela manutenção e ativação de Estações de Tratamento de Esgotos - ETE's, isso é função do estado, especificamente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, porém, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE da prefeitura poderia reivindicar junto à CAEMA obras para reestruturar a ETE do Maiobão / Mocajituba, para que então funcionasse o sistema de esgotamento sanitário do município, acabando com os problemas das área urbanas, onde principalmente o Maiobão vem sofrendo, devido esgotos estourados nas principais ruas e avenidas do bairro, impossibilitando serviços de asfaltamento nesses locais.

Os problemas de Paço do Lumiar-MA só estão se agravando cada vez mais e nada vem sendo feito pelos órgãos responsáveis da Prefeitura, Diretor do SAAE qual é a sua função? Lembre-se que ao assumir cargo público você tem compromisso com a população do nosso município.