O vídeo acima retrata a irregularidade por parte de empresas imobiliárias na questão do desmatamento, a localização exata desse impacto ambiental mostrado no vídeo fica na avenida que dar acesso ao Aeroporto Coronel Alexandre Raposo, nas proximidades da estrada do Iguaíba e também da rodovia MA-204 que corta os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Ao passar pela estrada do aeroporto não se percebe nenhum desmatamento, aparentemente a área parece intacta aos olhos de quem passeia pela avenida, mas observando de dentro para fora o que vemos é o seguinte:
Foto por: Rangel. |
Várias palmeiras e outros vegetais derrubados, no fundo observa-se duas torres indicando desenvolvimento urbano na área, comprometendo a saúde ambiental dos principais ecossistemas da região.
Foto por: Rangel. |
Foto por: Rangel. |
A foto registra marcas de máquinas pesadas (tratores e caminhões, provavelmente) no solo. As marcas indicam atividades irregulares de desmatamento.
As fotos e o vídeo mostram o descumprimento e não-execução das sanções penais por parte da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente - SINFRA junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA, uma vez que o órgão municipal responsável pela execução das leis do meio ambiente não vem cumprido com o regimento da Lei 9605/98 (Crimes Ambientais) e muito menos com a Lei 6938/81(Política Nacional de Meio Ambiente).
Eis então que mais uma vez faço a pergunta: Onde se encontra o Sr. Cineas de Castro Santos (encarregado da SINFRA)? O secretariado desse município se torna fraco a cada minuto, pois muitos não exercem a sua real função, mas entendo que os próprios são barrados pelas ações da prefeita em determinadas ocasiões. A medida em que os dias se passam eu, minha equipe e parte da população do município percebe que nada é feito nem pelo meio ambiente, nem pela infraestrutura, nem pela saúde, nem pela educação... Resumindo é um verdadeiro descaso com o povo luminense.